Graças à terceirização de equipamentos e serviços de TI, empresas de todos os portes têm a possibilidade de reduzir seus custos, sendo liberadas de tarefas e processos administrativos que não estão relacionados ao desenvolvimento direto de seus negócios.
Terceirização de tecnologia surge de casos como uma empresa de fabricação que não quer gastar dinheiro em servidores para manter seu e-mail, especialmente se eles podem contratar um provedor especializado.
Ao terceirizar, qualquer organização arrenda os equipamentos ou serviços de que necessita em sua operação, desde impressoras até desktops e servidores, a uma fração do custo de sua aquisição.
E agora, graças a tecnologias como virtualização e tendências, como a computação em nuvem, eles também recebem serviços pela Internet, que incluem programas de software e comunicações unificadas.
Estas são cinco das principais vantagens que as empresas encontram quando decidem explorar a terceirização de equipamentos e serviços de tecnologia:
1. Redução nos custos de infraestrutura
Talvez a vantagem mais visível da tecnologia de terceirização seja permitir que empresas que não possuem infraestrutura adequada concentrem seus recursos no desenvolvimento de seus negócios e não na compra dessas ferramentas. Nesse caso, as empresas pagam por um serviço, que também permite operar infraestruturas menores na parte de tecnologia.
No caso de software como serviços, as partes contratantes também podem reduzir os custos de licenciamento dos programas e adquirir o hardware necessário para gerenciar as tarefas de rede, ao usar aplicativos de negócios através da Internet. Essa redução no número de equipamentos, como servidores ou armazéns de dados, é refletida nos custos de refrigeração, eletricidade, renovação tecnológica e aluguel de espaço físico.
Deve-se notar que os prestadores de serviços são responsáveis por atender as necessidades de seus clientes, para os quais devem ter infraestrutura e pessoal especializado. A ideia é gerar economias de escala que lhes permitam aumentar sua rentabilidade e oferecer bons serviços a preços competitivos.
Leia também: Qual servidor escolher para uma rede com muitos Macs
2. Redução nas áreas de apoio
Juntamente com as ferramentas de software e hardware, através da terceirização, as empresas também podem reduzir suas áreas internas de tecnologia: manutenção, atualização de ferramentas e suporte técnico são às custas do fornecedor.
A redução desses custos operacionais inclui a redução de necessidades de treinamento, treinamento contínuo e rotatividade de pessoal, além de maior flexibilidade para vincular seus investimentos em TI às necessidades de negócios. Então, eles podem contratar apenas os serviços e pelo tempo que precisarem.
Segundo os especialistas, para uma pequena empresa é mais lucrativo dedicar-se ao que sabe fazer do que gerenciar tecnologia. No final do dia, o dinheiro que é investido em infraestrutura e na gestão de áreas internas de tecnologia, pode ser usado para contratar seus serviços e infraestrutura de TI.
3. Acesso rápido a tecnologia de ponta
A terceirização permite que empresas de pequeno e médio porte tenham soluções tecnológicas de ponta previamente reservadas a grandes conglomerados, reduzindo assim as brechas de competitividade em termos de eficiência e investimento. Essas iniciativas contemplam serviços on-line sob demanda e computação em nuvem
Para vários especialistas, o maior valor que as empresas em crescimento obtém quando terceirizam suas tecnologias é a possibilidade de trabalhar com tecnologia de ponta sem incorrer nos altos custos de implementação e administração.
Em termos de infraestrutura e hardware, as empresas podem contar com os equipamentos mais recentes por uma fração do seu custo. Afinal, os fornecedores não apenas configuram o equipamento com a imagem corporativa da empresa, mas também incluem manutenção, administração de help desk e licenciamento de software, entre outras funções.
4. Tecnologia em todos os momentos
O modelo de software como serviços (Saas) está em expansão. De forma semelhante aos serviços públicos domiciliares, as empresas acessam os programas de que necessitam para sua operação pela internet, pelo qual pagam um provedor externo pelo número de pessoas que acessaram os aplicativos ou pelo tempo de uso do software.
Além da economia, esses serviços têm a grande vantagem de oferecer a possibilidade de acessar informações de negócios de qualquer lugar e através de vários dispositivos, como smartphones e tablets. Primeiro de tudo, o usuário só precisa de uma conexão com a internet e um navegador compatível com os aplicativos alugados.
O Saas requer um baixo investimento em infraestrutura ou investimentos na atualização de recursos para sua instalação. Da mesma forma, seus custos associados são levados diretamente para a demonstração de resultados, que representa benefícios fiscais.
5. Flexibilidade para crescer
Por fim, a terceirização de TI também permite que as empresas aumentem ou reduzam o uso da tecnologia de que necessitam, de acordo com suas necessidades. Por exemplo, se a empresa precisar aumentar seu número de funcionários, você deve solicitar apenas o número de novas caixas de correio ou usuários da rede para ativá-los imediatamente, pagando apenas pela demanda.
Seja qual for necessidade do seu negócio, a ICMP Consultoria em TI está preparada para lhe atender da melhor forma e por um valor justo. Fale agora com um especialista.