VoIP (Voice over Internet Protocol – Voz sobre protocolo de internet) é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no protocolo de internet (IP), tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pela rede de dados.
O VoIP pode facilitar tarefas difíceis em redes tradicionais. Chamadas entrantes podem ser automaticamente roteadas para o telefone VoIP, independentemente da localização na rede. Por exemplo, é possível levar um telefone VoIP para uma viagem, e onde você conectá-lo à Internet poderá receber ligações, contanto que a conexão seja rápida e estável o suficiente. O fato da tecnologia ser atrelada à Internet também traz a vantagem de poder integrar telefones VoIP a outros serviços como conversação por vídeo, mensagens instantâneas, compartilhamento de arquivos e gerenciamento de listas telefônicas.
Para usar o serviço de VoIP é preciso usar um dos equipamentos/softwares listados abaixo:
Softphone
Esta é a denominação geral dada a todos os programas de computador que são capazes de transformar o sinal analógico da fala em dados capazes de serem transmitidos pela internet. A grande maioria dos computadores está apto a esse tipo de programa - para tanto, basta que o dispositivo em questão seja equipado com placa de som, microfone, alto-falante e claro, conexão de banda larga. O Skype da Microsoft e o Hangouts do Google são exemplos de programas tipo softphone.
Aplicativos
Extremamente similares aos softphone, no entanto são feitos para serem utilizados em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O Facetime do iPhone e o Viber para IOS e Android são exemplos de aplicativos VoIP.
Adaptador de telefone analógico (ATA)
Para aqueles que desejam fazer e receber ligações tipo VoIP em seu número de telefone fixo, é necessário equipar o aparelho com o ATA. O papel do ATA é bem simples: conectar um telefone comum à rede VoIP, já que se trata de um conversor analógico digital (muito similar ao utilizado em TVs para recebimento do sinal HD). Seu emprego é recomendado para micro e pequenas empresas ou mesmo para telefonia familiar, onde a forma de fazer e receber ligação não pode ser muito alterada.
Leia também: Planejando o Home Office da sua empresa
Telefone IP
Alternativa mais sofisticada quando comparada ao ATA. É muito similar a um aparelho telefônico normal, mas ele se conecta à rede de forma automática e sem necessidade de nenhum periférico, podendo receber e enviar voz, dados e mesmo imagem (neste último caso, dependerá do modelo de telefone IP).
Estar conectado à internet também significa que o custo da chamada não depende da localização geográfica e dos horários de utilização, ambos os parâmetros usados na cobrança na telefonia fixa e móvel, e cujos valores variam de operadora a operadora.
Empresas que fornecem o serviço de VoIP são geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP. Existe uma redução de custo devido ao uso de uma única rede para carregar dados e voz, especialmente quando os utilizadores já possuem uma rede interna com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional. Chamadas de VoIP para VoIP no geral são gratuitas, enquanto chamadas VoIP para redes públicas (PSTN) podem ter custo para o utilizador VoIP. Vários pacotes de serviço VoIP incluem funcionalidades que em redes de telefonia tradicionais seriam cobradas à parte, como conferência a três, redirecionamento de chamadas, rediscagem automática e identificador de chamadas, além disso o custo de ligações via VoIP geralmente corresponde a apenas 1/4 do custo de ligações por telefonia tradicional. Assim, além de otimizar a comunicação, o VoIP ainda reduz muito os custos. Algo mais que bem-vindo, seja em empresas ou seja em residências.
Para empresas já existe a possibilidade de compra de numero virtual para divulgação e recebimento de chamadas de qualquer local e operadora, seja ela de telefonia digital ou analógica, incluindo celulares. Há também o poder de escolhe entre:
PABX virtual
Aquele em que toda a infraestrutura de servidores fica dentro da operadora e comunicação dos aparelhos com o servidor depende somente de conexão com a internet ativa e estável. Nesse caso pagasse uma mensalidade que inclui manutenção dos servidores, numero de linha e demais serviços de infra, além dos minutos utilizados.
PABX local
Onde o servidor fica dentro da empresa, neste caso a manutenção da rede e servidores é feita pela equipe de TI da própria empresa, necessitando pagar para a operadora apenas a anualidade da contratação do numero da linha e os minutos utilizados.
Em ambos os casos, há a possibilidade de contratação pré-paga de pacotes fechados de minutos com base na media de uso atual ou ainda a forma de pagamento tradicional, pós pago.
Se você se interessou pelo VoIP, você pode falar com um de nossos consultores sobre o assunto, faremos uma avaliação técnica gratuita do seu ambiente para saber se sua empresa já está apta para migrar para VoIP ou se precisa de ajustes.