A forma correta de licenciar equipamentos com software Microsoft ainda é uma duvida que constantemente bate a porta de profissionais de TI e proprietários ou administradores de empresas.
Para ajudar no entendimento de como funciona cada modalidade de licenciamento de produtos Microsoft, elaboramos esta publicação.
Licenciamento por volume
Esse tipo de licenciamento é voltado para empresas e pode ser adquirido somente através de empresas parceiras certificadas Microsoft (participantes do programa Microsoft Partner). As licenças são totalmente digitais, na maioria dos casos nem a mídia de instalação é fornecida, podendo ser baixada via site da Microsoft. As chaves de ativação, imagem ISO de instalação e quantidade de ativações, tudo pode ser controlado pelo painel VLSC (Volume Licensing Service Center).
Apesar do nome ser contrato Open, as licenças adquiridas não precisam ser renovadas, podendo ser utilizadas perpetuamente ou até o final do seu ciclo de vida - exceto Software Assurance e Subscription que são modalidades específicas - quando a primeira aquisição é feita exige-se o mínimo de 05 produtos, podendo ser 05 licenças Windows 10 Pro, ou 03 Windows e 02 Office, ou 02 Windows e 03 CALs de acesso, por exemplo.
Nessa compra um novo contrato é aberto com um período de carência de 24 meses em que não se exige o mínimo de 05 licenças para novas aquisições, podendo por exemplo adquirir apenas 01 licença Windows adicional, sendo o contrato automaticamente renovado por mais 24 meses nessas próximas compras. Porém é importante saber que se nenhuma compra ocorrer durante 24 meses, o contrato é automaticamente encerrado, obrigando a abertura de um novo contrato se novas licenças precisarem ser adquiridas.
Organização e inventário
Um dos grandes benefícios desse tipo de licenciamento é a praticidade para inventariar, o licenciamento por volume é a única modalidade que fornece apenas uma chave de ativação para o produto adquirido, independentemente da quantidade comprada. Por exemplo, se a empresa comprou 30 licenças Windows 10 Pro para regularizar 20 desktops apenas uma chave será utilizada nos 20 equipamentos.
Financiamento
Para projetos que atualmente excedam R$10.000,00, ou pelo menos 16 licenças Windows 10 Pro, a Microsoft facilita o pagamento permitindo parcelamento em até 12 vezes, facilitando a negociação entre parceiros Microsoft e empresas que desejam regularizar seus equipamentos.
Melhor opção para regularização
Esse tipo de licença tem uma vantagem muito importante, ela possibilita o downgrade, com esse recurso uma licença do Windows 10 Pro permite a instalação do Windows 8.1 Pro e 7 Pro, é possível voltar até 02 versões do produto adquirido, o mesmo vale para o pacote Office. Com os outros tipos de licenciamento é praxe a Microsoft retirar do mercado licenças de versões passadas, é por isso que, por exemplo, hoje com o Windows 10 como última versão do sistema operacional para notebooks e desktops, é difícil encontrar licenças Windows 8.1 e ainda mais difícil para Windows 7 para compra.
Instituições de ensino como faculdades e escolas, tem acesso a essas licenças na modalidade ACADEMY, já órgãos do governo tem acesso a linha GOVERNMENT, são produtos com até 70% de desconto referente ao similar do tipo FPP e vendidos apenas através de parceiros certificados.
Leia também: As principais vantagens de terceirizar sua TI
Licença OEM
Um produto com licenciamento OEM corresponde ao software pré-instalado em computadores recém-adquiridos (novos ou recondicionados), eles vêm direto do fabricante do computador ou da empresa habilitada a instalá-la, não são compradas avulsas e o suporte para produtos OEM é prestado pelo fornecedor por poder conter alterações, esse tipo de licenciamento abrange não só o sistema operacional Windows, mas também o pacote Office.
Para esse tipo de licença ser válido são necessários alguns requisitos, os principais são nota fiscal que conste o equipamento e a licença no mesmo documento, além da etiqueta com a chave do produto colada no equipamento (ou chave de ativação gravada na BIOS/firmware do equipamento). Podem ou não acompanhar mídia de instalação, depende do fabricante.
Licença COEM
Uma licença Windows COEM só funciona em notebooks ou PCs novos, que não possuam sistema operacional ou que nunca tiveram Windows instalado. As licenças COEM podem ser adquiridas independentemente do hardware. Quando uma licença COEM é ativada, esta ficará atrelada ao hardware atual em que o Windows está instalado.
Um bom exemplo que podemos dar é se alguma configuração de hardware do seu PC ou notebook sofrer alteração significativa, como uma troca de placa mãe, por exemplo, o Windows perde os requisitos para reativar o dispositivo com a chave atual, sendo necessária uma nova licença.
Licenças ESD e FPP
Um produto FPP é vendido em caixinhas ou cartões, pode possuir uma mídia de instalação ou não. São adquiridos em lojas do varejo ou em qualquer revendedor de software. O licenciamento FPP foi pensado para poucos equipamentos (no máximo 05), devido a complexidade em armazenar e relacionar a licença com o seu respectivo equipamento, em quantidades maiores é interessante partir para o licenciamento por volume (Licenciamento por volume Microsoft).
Para uma licença FPP ser válida é necessário ter a nota fiscal de compra, todo o conteúdo do produto (embalagem, manual e mídia se houver) e estar instalada na quantidade correta de equipamentos. Por exemplo, uma licença Office Home and Student 2016 permite instalação em até 03 equipamentos simultâneos, se houver um 4º equipamento com a mesma licença, há irregularidade. Já uma licença Windows 10 Pro permite a instalação em apenas 01 equipamento, para instalá-la em outro equipamento deve-se remover a licença do equipamento anterior.
Uma variante da licença FPP é o tipo ESD, essa modalidade tem regras de instalação e licenciamento muito parecidas porém a diferença é que trata-se de uma licença digital (ou de download), para utilizá-la é necessária uma conta Microsoft e download do produto no site oficial.
Microsoft 365
Nessa modalidade recentemente lançada pela Microsoft é possível adquirir uma assinatura mensal ou anual Microsoft 365 que inclui Windows 10 Pro, Office 365, Enterprise Mobility + Security além de 1 TB de espaço em nuvem para cada usuário.
Esta modalidade está disponível para pequenas, médias e grandes empresas e também instituições de ensino, é possível adquirir diretamente pelo site da Microsoft ou através de parceiros da empresa.
Caso precise ajuda para licenciar seu parque de maquinas, conte com o nosso time, estamos preparados para prestar a melhor consultoria sobre o assunto.