Planejamentos empresariais, senhas, documentos fiscais e pessoais. Todas essas informações precisam ser tratadas com o máximo de cuidado. Para muitas empresas, a perda desse tipo de dados tem um grande impacto negativo.
Essa perda pode ocorrer por motivos diversos: danificação de equipamentos, falhas em servidores, falhas humanas ou mesmo ataques externos. É responsabilidade da gestão de TI prevenir situações assim e o melhor a fazer é criar cópias de segurança: os backups.
Antigamente, os backups eram pura e simplesmente cópias de arquivos em um HD externo sem contato com a rede da empresa e nem com a Internet. Embora esse método simples ainda tenha alguma eficácia, hoje o volume de dados que uma empresa trata é muito mais alto. Assim, desenvolveram-se outras formas de fazer backups.
Tipos de backup
Cada empresa pode adotar uma política de segurança de dados diferente. Por isso, é possível identificar tipos diferentes de backup. São eles:
Backup Full
Esse tipo de backup disponibiliza uma cópia fiel e integral de todos os dados a cada procedimento. Por isso, ele demora mais para ser completado em relação aos outros tipos. É o mais seguro e é recomendado quando a empresa tem uma política de segurança de dados rígida.
Backup incremental
O backup incremental é “continuado”. Isso significa que é feito apenas o acréscimo de dados novos aos já anteriormente copiados. Esse tipo de backup é adequado para as organizações que querem poupar tempo. É mais rápido do que o backup full.
Leia também: Os benefícios do backup em nuvem para empresas.
Formas de armazenamento
Quanto ao local onde os dados serão armazenados, existem duas formas recomendadas: uso de dispositivos externos e o backup na nuvem. Com relação ao armazenamento em discos, existem os storages, que são equipamentos versáteis que podem ser configurados para trabalhar de diferentes formas.
Os do tipo NAS (armazenamento conectado à rede), ficam ligados à rede da empresa e todos os computadores podem acessá-lo. São a ferramenta ideal para o backup, por possuírem uma alta capacidade de armazenamento
Os backups na nuvem são aqueles que guardam os dados em servidores na Internet. Para usar esse recurso de forma eficiente, existem softwares adequados, como o Cobian, que depois de configurados, enviam seus dados para servidores. O Google Drive, muito popular, possui ferramentas para facilitar o trabalho, como a sincronização automática.
Backups atualizados
Não importa o método que você usa para copiar seus dados: o mais importante é manter seus backups sempre atualizados. As razões para se fazerem cópias de segurança vão desde ataques cibernéticos até descuidos humanos.
Como não é possível prever nenhum desses fatores, quanto mais frequentes as cópias de segurança, melhor. A gestão de TI da organização deve assegurar que a periodicidade seja adequada às necessidades do momento. A equipe de tecnologia deve garantir a integridade e a disponibilidade das informações recentes e mais antigas a qualquer momento.
Tendo isto em vista, conte com uma empresa especializada em gestão de tecnologia da informação que ofereça o serviço de backup e outros com qualidade e segurança. Acesse o nosso site e saiba como podemos proteger seus dados com a máxima eficiência.