top of page

Mapeando uma unidade de rede no Mac

Atualizado: 16 de fev. de 2023


Rede Apple

Se você acessa frequentemente um servidor de arquivos a partir de um Mac, é muito útil mapear a unidade de rede para sua área de trabalho. Há duas maneiras de fazer isso, um método é mapeado para uso único e será reconfigurado após uma reinicialização, e outro método é uma rota mais permanente que permite que a unidade de rede mapeada apareça e seja sempre montada na área de trabalho após reinicializações do sistema, logins.


Nós abordaremos como configurar ambos, de modo que, se você quiser apenas se conectar temporariamente a um compartilhamento de rede ou sempre se conectar a uma unidade de rede, poderá fazê-lo no OS X.


Essas técnicas funcionam da mesma maneira em todas as versões do OS X, incluindo Yosemite, Mavericks, Mountain Lion e Snow Leopard. Isso também funciona em todos os tipos comuns de compartilhamento de rede, embora o AFP e o SMB / Windows sejam os mais comuns para a maioria dos usuários de Mac.


Como mapear uma unidade de rede / servidor para o Mac OS X


Este método conecta-se e mapeia uma unidade de rede ou compartilhamento de rede que desaparecerá se a conexão de rede cair, for desconectada ou se você reiniciar o seu Mac:


  1. No localizador do Mac OS X, pressione Command + K para abrir a janela "Conectar ao servidor".

  2. Digite o caminho para a unidade de rede que você deseja mapear, por exemplo: smb://networkcomputer/networkshare e clique em "Conectar".

  3. Digite seu login / senha e clique em "OK" para montar a unidade de rede.

  4. A unidade aparecerá agora na sua área de trabalho e na barra lateral da janela do Finder.


Você pode acessar o compartilhamento de rede como qualquer outra pasta nesse momento, desde que seja mantido na mesma rede.



Mapeie uma unidade de rede para o Mac OS X que é montada novamente após a reinicialização do sistema.


Esse método permite reinicializar o Mac e ter o compartilhamento de unidade / rede de rede mapeado automaticamente conectado e remontado, aparecendo na área de trabalho do OS X ou na barra lateral do Finder. Isso é mais persistente do que o método acima e é útil para os compartilhamentos de rede aos quais você se conecta com frequência:


  1. Do localizador, pressione Command + K.

  2. Digite o caminho para a unidade de rede que você deseja mapear, por exemplo: smb://networkcomputer/networkshare e clique em "Conectar".

  3. Digite suas credenciais de login e clique em "OK".

  4. A unidade está agora montada, mas continue no mapa para persistência da reinicialização do sistema.

  5. Agora entre nas Preferências do Sistema, no menu Apple.

  6. Clique em "Contas".

  7. Clique em "Itens de Login".

  8. Clique no botão + para adicionar outro item de login.

  9. Localize a unidade de rede que você montou anteriormente e clique em "Adicionar".

  10. Sair das Preferências do Sistema.


Sua unidade de rede agora será mapeada e remontada automaticamente quando você reiniciar o seu Mac. Lembre-se de que, se você deixar a rede em que o compartilhamento mapeado está localizado, a unidade / compartilhamento não será reconectada automaticamente até que a rede seja unida novamente e o Mac seja reinicializado ou reconectado manualmente ao compartilhamento de rede desejado.


No entanto, o compartilhamento de rede montado real funciona da mesma forma como de costume, visível através do Finder como uma pasta. Você também pode ir para a janela Rede para ver os compartilhamentos conectados.


Vamos dar um passo além e tornar visível o compartilhamento de rede na área de trabalho do OS X e aprender uma maneira fácil de remapear uma unidade com um alias.


Como tornar a unidade de rede mapeada visível no desktop Mac


É possível que a unidade montada não apareça na área de trabalho devido a uma configuração do sistema. Se você quiser que o ícone da unidade mapeada esteja visível na área de trabalho, faça as seguintes etapas adicionais:


  1. No Finder, abra as Preferências do Finder pressionando Command +,

  2. Clique na guia Geral.

  3. Marque a caixa de seleção ao lado de "Servidores conectados".

  4. Fechar as Preferências do Finder.


Marcar a caixa de seleção ao lado de Servidores conectados garante que você verá o ícone na área de trabalho do Mac. Caso contrário, ele só estará visível nas caixas de diálogo da janela do Finder e nos diálogos Abrir / Salvar.



Remontar uma unidade de rede mapeada com um clique no OS X


Um ótimo passo adicional para qualquer método é criar um alias da unidade de rede mapeada. Isso permite que você se reconecte ao compartilhamento com apenas um clique. Veja como fazer isso:


  1. Selecione "Criar Alias".ito do mouse na unidade de rede mapeada na área de trabalho do Mac OS.

  2. Selecione "Criar Alias".


Agora você pode clicar duas vezes nesse alias para reconectar-se à unidade de rede instantaneamente.


Se você estiver com problemas para identificar um item de rede, às vezes, a atualização da janela do Network Finder pode ajudar ou o uso do Network Utility no OS X.


Como você deve ter adivinhado, os volumes de rede compartilhados são tratados de maneira diferente pelo SO do que pelas unidades externas e pelas imagens de disco, e é por isso que essa é uma técnica diferente da usada para montar um ISO no Mac OS X.


Você também pode acessar e montar compartilhamentos smb através da linha de comando, o que permite possibilidades de script, se você estiver interessado em uma abordagem mais técnica.


Se sua rede possuir um servidor Windows e muitos clientes com Mac OS, você pode precisar configurações mais complexas e aí pode necessitar de uma ajuda profissional.


Agora se sua empresa tem muito mais Macs do que clients Windows, o mais indicado é ter um servidor com Mac OS X Server. Em ambas as situações você pode contar com o nosso time de especialistas em redes Apple para deixar sua rede fluindo como deve.

Artigos por categoria

Receba nossa newsletter

Agradecemos sua inscrição!

Promoção Bitdefender
Licenças Microsoft
Simples IP VoIP
bottom of page