Home Office/Trabalho remoto é uma modalidade de trabalho que permite que pessoas e empresas se conectem à distância.
Apesar da tradução literal indicar que o termo Home Office é escritório em casa, na verdade, ele não se limita apenas a isso. Os profissionais que atuam por meio desse regime de trabalho podem optar por locais alternativos que não sejam um escritório.
Nesse caso, um Home Officer pode muito bem levar o seu notebook para algum local que permita acesso à internet e assim executar as suas tarefas. Tais lugares podem ser sua própria casa, um café, o saguão de um hotel, um aeroporto, um parque, por exemplo, ou até mesmo um coworking.
O home office já provou que a independência do escritório é possível. Cada vez mais, as empresas estão reconhecendo as vantagens desse modelo flexível que faz os funcionários mais felizes e traz ótimos resultados.
Afinal, quem não quer autonomia para trabalhar de onde quiser e definir seus próprios horários?
Mas calma lá: o home office também tem seus percalços. Por isso, é melhor avaliar bem os prós e contras e planejar bem a implementação do modelo antes de seguir por esse caminho.
Para promover o trabalho remoto com qualidade e segurança é preciso pensar nos seguintes pontos:
Computadores
Quando há um planejamento prévio junto ao departamento ou consultor de TI, sua empresa será aconselhada a comprar notebooks ao invés de desktops para todas as áreas que permitem o trabalho remoto. Permitir o trabalho remoto a partir de máquinas particulares dos funcionários não é uma boa ideia.
Gerenciamento de máquinas
Numa rede corporativa todas as máquinas devem ter instalados apenas os softwares essenciais para o desenvolvimento do trabalho de cada departamento, sendo assim geralmente a instalação de outros softwares é controlada pelo administrador da rede sob aprovação dos sócios ou gerentes e o usuário não consegue instalar nada sem a autorização do administrador. Dessa forma protege-se as estações de trabalho de infecção por vírus e outras ameaças e consequentemente protege os servidores e arquivos.
Antivírus
Toda empresa que preza e zela pelos seus arquivos e documentos deve ter uma boa suite antivírus, que manterá sempre as estações de trabalho atualizadas, seguras e prontas para se conectar à rede do escritório mesmo não estando no escritório.
Leia também: Como escolher um bom antivírus.
VPN ou Cloud
Há dois meios seguros para ter acesso remoto aos recursos da rede da empresa. O mais usual e barato deles é por meio de VPN, uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública, ou seja, um túnel virtual e seguro que provê o trafego de dados na internet sem que esses dados possam ser interceptados por terceiros, conectando a estação de trabalho remota à rede interna do escritório.
O outro meio é o acesso a Cloud da empresa, naturalmente sua empresa deverá ter seus sistemas e arquivos hospedados em servidores cloud de empresas provedoras como Microsoft, Amazon e Google, entre outras. Basicamente esses serviços já proveem uma conexão VPN para que haja conexão entre as suas estações de trabalho e os servidores e nuvem.
Firewall de rede
Para ter acessos remotos efetivamente seguros, é de extrema importância ter um firewall protegendo a sua rede. Basicamente o firewall irá permitir acessos externos previamente configurados como seguros e bloquear todo o resto, muitos firewall hoje em dia possuem também um motor antivírus capaz de fazer uma varredura em todos os arquivos que entram na rede e irá bloquear automaticamente o que for dado como ameaça de categoria média e ou alta.
Leia também: A importância de usar um firewall.
Telefonia IP
Se os funcionários da sua empresa precisam usar o telefone muitas vezes ao longo do dia, é interessante pensar em migrar sua telefonia convencional para telefonia VoIP, dessa forma seus funcionários terão acesso a seus ramais em qualquer lugar e não usarão seus planos de voz pessoal do celular ou de casa com chamadas de trabalho.
Leia também: Saiba o que é e como funciona a telefonia VoIP.
Conexão com a internet
Para um bom desempenho e conexão segura, é imprescindível o uso de uma boa conexão de internet tanto para a conexão de VPN quanto para as ligações VoIP. Convém a sua empresa planejar uma ajuda de custo para auxiliar o profissional no pagamento de sua internet pessoal.
Fator humano
De nada adianta ter tanto planejamento e investimento se os funcionários não souberem usar os recursos de forma eficaz e segura. É muito importante ter uma política de segurança da informação atualizada e garantir que todos os funcionários a conhecem.
Leia também: O que é engenharia social?.
Atendendo a esses pontos o sucesso do trabalho remoto da sua equipe é certo, se você precisa do auxílio de profissionais para planejar nos mínimos detalhes e implementar com eficácia todo o projeto para transformar sua empresa numa empresa atual, você pode contar com o nosso time, entre em contato conosco e obtenha um orçamento sem compromisso.